Seja bem vindo ao MUNDO OCULTO!

terça-feira, 24 de novembro de 2015

os quatro pensamentos humanos - Parte 1

O pensamento 
                Você já parou alguma vez para pensar de onde vem os nossos pensamentos? Como funcionam seus mecanismos? Ou o que é o pensamento? Até mesmo porque pensamos todos de formas tão diferentes?
                Talvez a resposta para estas perguntas sejam mais obvias do que você pensa.
                Os pensamentos nada mais são que impulsos eletromagnéticos conduzidos por nossas células nervosas os neurônios.
                Desta forma podemos pensar em nossos pensamentos como alguma forma de energia e/ou sinal. Semelhante aos sinais de TV, radio e internet. Ou como a energia elétrica sendo conduzida através dos fios. Os nossos neurônios não apenas conduzem ou produzem estas informações como também as processa. Podendo variar as interpretações de pessoa para pessoa. E porque isto acontece?
                Analisemos agora as quatro vertentes do pensamento humano. São elas (instintiva, espiritual, emocional e intelectual).
                                                          
estas quatro torres representam os quatro pensamentos.

O pensamento instintivo
Trata-se dos nossos pensamentos mais primitivos. Aqueles que nem julgamos como racionais. Como diz: trata-se de nossos instintos.
Intuição, imaginação, reflexo, medo, coragem, desconfiança, pensamentos luxuriosos, acesso de ira e outras coisas fazem parte de nosso lado primal, os instintos.
Mesmo que sejamos considerados “seres evoluídos” não perdemos o nosso lado mais primitivo e selvagem. Muitas vezes estes pensamentos podem se manifestar disfarçadamente sob outras formas de pensamento.

O pensamento espiritual
                O pensamento da fé nas coisas não vistas. Bom... Este pensamento geralmente é fruto do que ouvimos e nos é ensinado desde pequenos.
                O pensamento espiritual nem sempre é o pensamento religioso. Mas o nosso principio de ter Esperança, determinação, e a solidariedade são apenas alguns deles.
                O pensamento espiritual é aquele que nos é ensinado como certo, e de certa forma sim. Mas não é nada bom se lançar em algo sem antes questionar não é?

O pensamento emocional
                Trata-se nas nossas emoções... O que sentimos, mas nem sempre sabemos interpretar ou explicar. Quer sejam boas, neutras ou más emoções.
                Desespero, depressão, ira, desprezo, deslocamento, calma, alegria, alivio, euforia.
São estes apenas alguns exemplos de pensamento emocional.

Pensamento intelectual
                O pensamento racional, ponderado, fruto e reflexões. O pensamento do autocontrole.
O pensamento intelectual está presente na ciência, parte de conteúdo literário, nos pensamentos práticos para solucionar problemas, na filosofia, na compreensão de nós mesmos e d mundo que nos cerca. Pela ótica realista concreta.
                Trata-se no nosso próprio raciocínio. Da nossa capacidade de interpretar a realidade, aprender e processar informações. A mossa capacidade de transmitir conhecimento.

                Este artigo continua com uma segunda parte.
                Falando sobre o equilíbrio entre os quatro pensamentos.
                Já está aberto o chat pra discussão
Não deixe de recomendar e comentar sobre os artigos
Aceito palpites de pautas.

Obrigado por ler.

3 comentários:

  1. Explicação muito pertinente acerca dos pensamentos, mas saber que eles têm natureza elétrica e que são operados pelos neurônios explica apenas a parte biológica e material da questão, deixando outra de igual ou maior importância em aberto. A resposta para a origem dos pensamentos, poderá ou não ser encontrada no questionamento metafísico, seriam tais impulsos elétricos aleatórios? É possível que nós, seres humanos, controlemos a origem dos nossos pensamentos ? Alguma entidade superior poderia exercer controle sobre os mesmos?

    ResponderExcluir
  2. bom.. existem exercicios que permite voce ter acesso ao subconciente. então nós e nossos pensamentos creio eu que ocorre uma troca de influencias neste processo.
    assim como mudamos de ponto de vista a cerca de de alguma coisa por exemplo.
    isto só é possivel porque temos uma porta encostada que nos leva ao subconciente.
    lembrando que ele influencia nossas ações e npos podemos controla-lo. ai ocorre um processo reflexivo. e nao de dominador e subordinado.

    ResponderExcluir